Massagem Ayurvédica Facial

A massagem Ayurvédica quando aplicada no rosto, orelhas, couro cabeludo e pescoço, vai reactivar uma série de pontos energéticos que actuam nos órgãos do corpo, denominados de pontos marma. Pode ainda ser largamente utilizada no campo da estética facial como fonte de rejuvenescimento da pele e eliminação de células mortas e toxinas. Pessoas que experienciam um tratamento Ayurvédico facial, normalmente, mostram-se mais expressivas, mais suaves e mais bonitas, facto que devido a eliminação da tensão expressada de diversas formas.

De acordo com o Sushruta Samhita existem 107 marmas no corpo humano. Os marmas referem-se às firmes uniões e pontos de encontro dos cinco princípios orgânicos: músculos (mansa), vasos (sira), ligamentos (snayu), ossos (ashti) e articulações (sandhi). Essas uniões constituem o assento da força vital ou prana. A activação deste pontos dá nova vivacidade para a pessoa.

A massagem Ayurvédica facial nesses pontos, em geral, nutre os dhatus, proporcionando uma ajuda específica para eles e, portanto, para todo o organismo.

Os marmas possuem neste sistema um importante papel na absorção da energia e, portanto, do campo psicossomático do receptor da massagem. Às vezes, durante uma sessão de massagem dos marmas, eliminam-se os bloqueios de energia e o paciente experimenta trocas emocionais, como alegria, aflição e alivio.

Normalmente uma massagem facial completa leva cerca de 1 hora. É realizada com óleos específicos, especialmente escolhidos de acordo com a constituição da pessoa - Vata, Pitta, Kapha, pós aromáticos e medicinais, cremes compostos com ervas especiais e também panos quentes e vapor. O efeito final é reconfortante e relaxante. A pessoa sente-se nova e cheia de energia vital.

Normalmente, pessoas que tem como dosha predominante o tipo "Vata", tem a pele seca, áspera e, ou, rachada, então o trabalho é voltado para resolver este problema. Pessoas que tem como dosha predominante o "Pitta", normalmente tem pele com verrugas ou sardas, suave, morna, mais facilmente irritável, então o trabalho é voltado para este ponto. Pessoas que tem como dosha predominante o "Kapha", normalmente tem pele suave mas muito oleosa, húmida e fria, então o trabalho é voltado para estes pontos.

Assim, podemos concluir que o resultado final, independente do dosha predominante, é tornar a pele, sedosa, lustrosa, normalizar a temperatura e principalmente expressar saúde e relaxamento.

Esse tipo de massagem é indicado para qualquer tipo de pessoa, inclusive para as do sexo masculino. Todos estamos sujeitos a sofrer cargas emocionais na nossa vida quotidiana que levam a nossa pele a estados de envelhecimento precoce. A massagem Ayurvédica facial é um dos tratamentos a nível da estética facial dos mais poderosos, no entanto não é apenas uma técnica voltada para a estética, pois visa, principalmente, a saúde e o relaxamento do corpo.

Estudos demonstram que o nosso corpo recebem toxinas que ali se alojam. A Ayurvédica facial é muito eficaz na eliminação dessas toxinas suavizando a nossa aparência. Actua também como terapia para minimizar as expressões acentuadas que temos na testa, resultado de tensões e, ou, preocupações, tristeza. É indicada também contra as manchas, sinusites, borbulhas, etc..

A Ayurvédica facial é um trabalho simples, indolor, extremamente relaxante e de longo alcance.

Ao contrário do que muitos possam pensar esta técnica não está indicada apenas para as mulheres devido ao facto de ser um trabalho voltado para estética. Pessoas de ambos os sexos e até mesmos crianças acima de 10 anos podem receber a aplicação desta técnica.

Por ser uma técnica totalmente aplicada do tórax para a cabeça torna-se muito apreciada para o auxilio também de estudantes crianças e adolescentes que estão atravessando um período de stress, principalmente, quando existe a dificuldade da aprendizagem.